Paulo Freire é uma das referências mais respeitadas da educação brasileira. Neste escrito ele se dedica a esmiuçar uma idéia que parte do ponto de vista básico: Educar é, acima de tudo, um ato político. A educação proposta por Freire é uma conscientização, que leve a uma transformação da realidade. Para tanto explora a sua concepção de como a sociedade está organizada em torno de dois grupos, os opressores e os oprimidos. A constatação é que o verdadeiro ato de amor e humanidade é a quebra desta lógica e a harmonia da comunhão livre entre os homens.

Nesta primeira aula são abordados temas relacionados a dualidade opressor/oprimido e a como esta reflete-se nas concepções educacionais, a bancária e a libertadora:

Nesta segunda aula, são expostas considerações sobre o diálogo, a elaboração do currículo, temas geradores, situações-limites, entre outras questões:

Nesta aula, o foco foi a revolução cultural e a denúncia de Freire aos mecanismos de opressão usados para manipular os oprimidos:

Escola Virtual de Filosofia

Rua Gonçalves Ledo, 718
Araras-SP

(19) 3352-6571

"O mestre disse a um dos seus alunos: Yu, queres saber em que consiste o conhecimento? Consiste em ter consciência tanto de conhecer uma coisa quanto de não a conhecer. Este é o conhecimento."

Confúcio